segunda-feira, 4 de junho de 2012

02 Parte 10 Anos de Let Go ♥

 width=

Let Go, lançado internacionalmente pela gravadora Arista Records em 2 de junho de 2002, é o primeiro álbum de estúdio de Avril Lavigne, sendo assim a estréia da cantora no mundo da música. De modo ousado, a cantora até então com seus 17 anos, se destaca com suas vestimentas incomuns, seguindo um estilo Skater Girl (que mais tarde seria sua marca registrada) e despojado, e suas letras rebeldes que abordavam os assuntos que atormentam qualquer jovem daquela idade.


Composição e Gravação
Avril Lavigne sempre deixou bem claro que queria tocar e gravar suas próprias músicas e com o livre-arbítrio de L.A. Reid ela foi introduzida como cantora-compositora, e teve um envolvimento significativo no álbum. Ela trabalhou com vários nomes na produção do seu primeiro disco. Scott Spock, membro do The Matrix era seu principal engenheiro para o projeto. Ele afirmou que Lavigne “normalmente gravava cada canção em cinco ou seis takes e provavelmente 90% do que foi finalmente usado vinha do primeiro ou segundo take”. Em um artigo publicado na revista Rolling Stone, dos Estados Unidos, Avril declarou que, embora trabalhando com os The Matrix, apenas um membro deles esteve no estúdio de gravação; que ela e Christy escreveram todas as letras em conjunto e Graham fez algumas partes com a guitarra.
Seis canções foram produzidas pelo The Matrix, cinco das quais aparecem no álbum. E de acordo com o grupo, a colaboração ocorreu de outra forma, onde eles escreveram muitos trechos dos singles Complicated, Sk8er Boi e I’m With You que foram compostos usando guitarra e piano. Christy disse, “Avril iria cantar algumas melodias, mudar uma palavra aqui ou ali.”
“Se eu estou olhando para um artista, não me importo com o que ele escreve. Avril tinha livre arbítrio para fazer o que ela realmente queria e as canções mostram seu ponto de vista. Avril sempre foi confiante sobre suas ideias” afirma L.A. Reid sobre os créditos do álbum.

Faixas
O álbum é composto por 13 faixas em sua versão padrão. Avril é a compositora em todas elas, juntamente com outros escritores.
1.Losing Grip (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:53)
2.Complicated (Avril Lavigne, The Matrix | 4:05)
3.Sk8er Boi (Avril Lavigne, The Matrix | 3:23)
4.I’m with You (Avril Lavigne, The Matrix | 3:44)
5.Mobile (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:31)
6.Unwanted (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:40)
7.Tomorrow (Avril Lavigne, C. Frasca, S. Breer | 3:48)
8.Anything But Ordinary (Avril Lavigne, The Matrix | 4:12)
9.Things I’ll Never Say (Avril Lavigne, The Matrix | 3:43)
10.My World (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:27)
11.Nobody’s Fool (Avril Lavigne, Peter Zizzo | 3:57)
12.Too Much to Ask (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:45)
13.Naked (Avril Lavigne, C. Frasca, S. Breer | 3:29)

Confira o áudio, a letra e a tradução de cada música clicando em seus respectivos nomes.

Singles e Desempenho
width= Complicated foi o primeiro single, lançado nos Estados Unidos em 14 de maio de 2002 e na Europa em 08 de julho de 2002. Causou um grande impacto na carreira de Avril e alavancou as vendas do CD. A música alcançou o primeiro lugar na Espanha, Inglaterra, Austrália, no Canadá e no Brasil, onde permaneceu por três semanas, e na Nova Zelândia por nove semanas, na parada da RIANZ. Nos Estados Unidos, atingiu a segunda posição na Billboard Hot 100 e a primeira na Billboard Pop 100. A revista da Billboard criou também uma lista dos 100 mais populares hits da década de 2000, no qual a canção atingiu a 83ª posição na categoria Hot 100, a 23ª na Pop Songs e Adult Pop Songs e a 89ª colocação na Radio Songs. Também foi colocada na 197ª posição na lista “
As 500 melhores canções da história da música
“, da revista Blender.
“Mesmo se ela nunca vender sequer uma cópia de outro álbum, sempre terá Complicated, legitimamente louvada como um dos melhores singles da década passada” opinião da rede de televisão MTV, dos EUA, sobre o aparecimento da Avril Lavigne, em 2002.
A canção foi escrita por Avril e The Matrix (Scott Spock, Lauren Christy, e Graham Edwards). Ela não foi composta para alguém em especial, mas com a intenção de falar sobre “os relacionamentos da vida e como algumas pessoas são falsas”.
Recebeu a certificação de Disco de Platina Duplo na Austrália, por mais de 140 mil álbuns vendidos, segundo dados da ARIA (Australian Recording Industry Association), e foi premiada com Disco de Platina no Brasil, pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos), pelos mais de 100 mil downloads pagos. O single permaneceu durante onze semanas consecutivas em primeiro lugar no Contemporary Hit Radio.
width= Sk8er Boi foi o segundo single de Let Go. Lançado nos Estados Unidos em 27 de agosto de 2002, na Europa em 06 de dezembro de 2002 e no Brasil em novembro de 2002. Com uma batida mais agitada em comparação com o single anterior, a música alcançou o primeiro lugar na Inglaterra, na parada da The Official UK Charts Company, na Austrália pela ARIA Charts e Brasil pelo Brasil Hot 100 Airplay, todos por três semanas. No Canadá e nos Estados Unidos atingiu a 29ª e a quarta posição, respectivamente. Em vendas, na Austrália recebeu pela ARIA uma certificação de Disco de Platina, assim como nos Estados Unidos, pela RIAA, e no Brasil pela ABPD, pelos mais de 100 mil donwloads pagos.
width= I’m With You foi o terceiro single de Avril lançado nos EUA em 19 de novembro de 2002, no Brasil em 03 de março de 2003 e no Reino Unido em 31 de março de 2003. A canção foi a primeira balada de Lavigne lançada como single. Recebeu ampla cobertura na rádio e televisão no Brasil. Essa canção foi nomeada na categoria Canção do Ano e Melhor Performance Vocal Feminino Pop no Grammy Awards 2004.
I’m With You recebeu airplay de rádio e televisão na Austrália, mas não foi lançado oficialmente no país. Essa música foi composta pela Avril em parceria com o grupo musical The Matrix, atingindo o segundo lugar na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, terceiro na Brasil Hot 100 Airplay, quinto na Nova Zelândia, na RIANZ, e também quinto na Inglaterra, pela The Official UK Charts Company. A canção chegou a número um no México, o número sete no Reino Unido, o número treze no Canadá, e número um na parada música Global. Foi 17º lugar no Canadá, quinto na Itália, e quarto no Chile. Também registra vendas acima de um milhão de cópias nos Estados Unidos, recebendo assim um Disco de Platina da RIAA. O portal Much Music fez uma lista nomeada de os
100 melhores vídeos da década de 2000
, no qual I’m With You ocupou a 82º posição.
width=
Com um gênero rock alternativo, Avril lança seu quarto hit Losing Grip, nos Estados Unidos em 01 de abril de 2003 e no Brasil em 30 de junho de 2003. A canção foi escrita e produzida por Avril Lavigne e C. Magness.

A música é muito mais pesada do que a maioria das músicas de Let Go. Esse single conseguiu a 64ª colocação na Billboard Hot 100, a 35ª na Inglaterra, a 20ª na Austrália, a 16ª no Japão e a 62ª no Brasil. Tem certificação de Disco de Ouro nos Estados Unidos pela RIAA.[30]
Avril lançou
canções promocionais
, como Mobile, que foi restrito apenas para a Austrália e Nova Zelândia, chegando na 26ª posição na RIANZ. Mas o clipe, que foi gravado nas estradas de Los Angeles em 2003 só foi liberado em 5 de Janeiro de 2011, sem qualquer explicação específica sobre a adiação do vídeo durante 9 anos. Avril toca uma guitarra e anda pela estrada com algumas cenas dela cantando e lacrimejando ao mesmo tempo que canta e toca.
Knockin’ on Heaven’s Door foi a segunda canção promocional, lançada apenas no Brasil, chegando na 35ª posição nas mais executadas, e no Japão, chegando à 48ª posição no Tokio Hot 100.

Desempenho do Álbum
Let Go vendeu uma quantidade satisfatória nos Estados Unidos, recebendo elogios da revista Entertainment Weekly como um dos maiores álbuns de 2002. O CD estreou na segunda posição na Billboard 200, com mais de 62 mil unidades comercializadas. Sua alta estréia foi influenciada pelo single Complicated, que foi passado na MTV várias vezes.
O desempenho se manteve, permitindo que o álbum ficasse dentro dos dez mais bem-sucedidos durante semanas. Na Nova Zelândia, Let Go foi o 24º álbum mais vendido em 2002 e o 18º em 2003, de acordo com a RIANZ. Na Itália, o disco alcançou a sexta posição durante duas semanas.
Um artigo da revista Entertainment Weekly do mês de dezembro de 2002, informou que o álbum havia vendido mais 3,9 milhões de cópias nos Estados Unidos, tornando-se o terceiro mais vendido nesse ano no país. No final dos números divulgados pela Nielsen SoundScan, Let Go tinha vendido mais de 4,1 milhões de exemplares nos Estados Unidos em 30 semanas, desde o seu lançamento.
O álbum ficou no topo na parada de vendas pela internet, o Top Internet Albums, feita pela revista Billboard em 2002. Na Irlanda, foi o décimo segundo álbum mais vendido no país em 2002 e o 13º em 2003, com dados comprovados pela IRMA. Na França, foi o quarto álbum mais comercializado na categoria de CDs internacionais em 2003, de acordo com o SNEP, e segundo na Europa.
No Brasil, recebeu Disco de Platina Duplo, devido as mais de 250 mil cópias vendidas, segundo a ABPD. Let Go foi o segundo álbum mais vendido do mundo em 2002 e o nono em 2003, ambos comprovados pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica, vendendo mais de dezesseis milhões de cópias. Foi o disco de estréia de uma artista mais vendido no ano de 2002. Esse álbum entrou no
The Rock and Roll Hall of Fame
, na posição 162 na lista dos 200 melhores álbuns de todos os tempos.
Uma publicação do site IFPI informou que Let Go foi considerado um dos melhores álbuns do mundo em 2003, segundo críticos da Federação Internacional. De acordo com o site RIAA, Let Go está na lista dos 100 álbuns mais bem-sucedidos na história dos Estados Unidos. No Japão, recebeu certificação de Disco de Diamante, por mais de um milhão de cópias vendidas, segundo o site RIAJ; na parada de vendas Oricon o álbum alcançou a sexta posição e durou 127 semanas nos 100 mais vendidos. E, na primeira semana de vendas, o álbum registrou mais de 374.060 unidades no país.
No Reino Unido, recebeu Disco de Platina Quíntuplo, por mais de 1,5 milhão de cópias vendidas, de acordo com a British Phonographic Industry. No continente europeu, o álbum foi premiado com Disco de Platina Duplo pelo IFPI Platinum Europe Awards, pelos mais de dois milhões de exemplares comercializados em todo o território. Na Austrália, este foi o décimo mais vendido no país em seu ano de lançamento, e o terceiro em 2003, segundo a ARIA.

Indicações e Premiações
 width=
No
Grammy Awards de 2003
, Let Go e Avril Lavigne receberam oito indicações nas categorias de “Melhor Artista Revelação”, “Canção do Ano” por Complicated e I’m with You, “Melhor Performance Vocal Feminina de Pop” por Complicated e I’m with You, “Melhor Performance Vocal Feminina de Rock” por Sk8er Boi e Losing Grip e “Melhor Álbum Vocal de Pop” por Let Go.
No
Juno Awards 2003
, ambos foram indicados para onze categoria, com sete delas vencidas sendo a de “Melhor Artista Revelação”, “Melhor Álbum Pop do Ano”, “Música do Ano” e “Compositora do Ano”.
Em outra premiação canadense, o
Canadian Radio Music Awards
de 2003, Lavigne venceu nas categorias de: “Melhor Artista Revelação do Gênero Rock”, “Melhor Artista Revelação”, “Melhor Artista ou Banda Revelação”, “Escolha dos Fãs” e “Melhor Compositor”.
Avril também levou dois prêmios no
World Music Awards
, faturando na categoria de “Artista de Pop Rock” e na “Melhor Canadense de Pop/Rock do Ano”.

Arte do Álbum
Confira em nossa galeria clicando em uma das miniaturas abaixo:



Outras Versões
width=


O Álbum teve uma

Versão Japonesa
lançada pela Arista Records que tinha em sua composição 5 faixas sendo elas:
1.Why (Avril Lavigne, Peter Zizzo | 4:00)
2.Complicated (videoclipe | 4:05)
3.Sk8er Boy (videoclipe | 3:23)
width=
4.I’m with You (videoclipe | 3:44)
5.Day in the Life (NYC Epk)



 

Let Go/Under My Skin é um álbum duplo da cantora que inclui dois CDs: um do álbum Let Go, com cenas extras de Avril, seus videoclipes, entre outros, e o outro com todas as faixas do Under My Skin, além da bônus I Always Get What I Want. Essa coletânea foi lançada primeiramente em 2 de outubro de 2006 e em 2007 na Europa, pela gravadora Sony BMG.
width=


 

Unplugged é um EP lançado em 2002, pela sua, até então gravadora, Arista Records, contendo apenas 4 faixas: Sk8er Boi, Mobile, Tomorrow e Nobody’s Fool em suas versões oficiais.
width=





Angus Drive
é o primeiro EP lançado pela cantora após seu álbum de 2002 Let Go. Reúne as 4 primeiras canções que Lavigne compôs para o álbum: Losing Grip, Unwanted, Sk8er Boi e Complicated.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO SEMANAL

FOTO SEMANAL
Enviada : @fuckmediego
Baby Hello Kitty